domingo, 21 de novembro de 2010

Exus – Um estudo introdutório à luz da Umbanda e do livro Libertação.

Devemos começar afirmando que os Exus não são e nunca foram nada do que se parece com o demo e qualquer associação a eles dessa forma é incidência em erro. Infelizmente, essa errônea concepção ainda existe em muitos terreiros, resultado do sincretismo.
O termo Exu é sinônimo de Guardião e, como tais, temos os mais superiores (Cósmicos) que fizeram descer à Terra 7 Exus Planetários, chamados “Exus Coroados” por integrarem a “Coroa da Encruzilhada”. Os Exus Planetários são Guardiões dos Orixás, no sentido de assessores diretos na execução “para baixo”. Por aí, vemos que nenhum orixá teria um “diabo” como seu assessor direto. Os Exus Planetários jamais encarnaram na Terra e seguramente não encarnarão, pois não estão afetos ao sistema cármico-evolutivo do planeta. Ao fim de sua missão, cada Exu Planetário retorna à sua Pátria Sideral Original.
A função da falange de exus é ser agente da justiça cármica e agente de magia e, quando libertarem-se dela, daqui há milênios, serão Guardiões Superiores de planetas mais evoluídos que o nosso

Estes 7 Exus Planetários estão diretamente ligados aos 7 Orixás, da seguinte forma:

Exu Planetário 7 Encruzilhadas – serventia direta de Oxalá
Exu Planetário Tranca-Ruas – serventia direta de Ogum
Exu Planetário Marabô – serventia direta de Oxossi
Exu Planetário Gira-Mundo – serventia direta de Xangô
Exu Planetário Pinga-Fogo – serventia direta de Yorimá
Exu Planetário Tiriri – serventia direta de Yori
Exu Planetário Pomba-Gira – serventia direta de Yemanjá

Cada Exu Planetário dirige 7 Falanges chefiadas por um Exu de Lei. Os Exus de Lei são seres que estão em fase de libertação dessa função, para assumir a função de Guardião em locais mais evoluídos, até que um dia fiquem livres de tal função. Eles não se tornam caboclos por evolução. Hierarquicamente, são 49 Exus de Lei que estão subordinados aos Chefes de Falange (Orixás Menores) das 7 Linhas de Umbanda.

Os Exus de Lei fiscalizam a Quimbanda (Umbanda significa o conjunto de Leis Divinas e Quimbanda significa o “oposto da Lei”). A Quimbanda faz o equilíbrio da Umbanda com a Quiumbanda (reino dos Quiumbas, desequilíbrio ostensivo da Lei).

A Quimbanda combate o mal representado pela Quiumbanda, com seus planos e subplanos, também atuando na cobrança do Karma, precipitando o choque do retorno. Os verdadeiros Exus estão executando uma tarefa, acima dos conceitos de Bem ou de Mal, mas ligados a conceitos como de Justiça e sua execução. Portanto, são Executores da Lei, estando mais relacionados às vibrações telúricas.

Assim se compõe, então, a hierarquia da Quimbanda (Ki-Banda)

Linha de OXALÁ: Exu Planetário 7 Encruzilhadas


Exu 7 Encruzilhadas

Urubatão da Guia

representante direto de Oxalá

Exu 7 Poeiras

Guaraci

intermediário para Ogum

Exu 7 Capas

Guarani

intermediário para Oxossi

Exu 7 Chaves

Aymoré

intermediário para Xangô

Exu 7 Cruzes

Tupi

intermediário para Yorimá

Exu 7 Pembas

Ubiratan

intermediário para Yori

Exu 7 Ventanias

Ubirajara

intermediário para Yemanjá


Linha de OGUM: Exu Planetário Tranca-Ruas


Exu Tranca-Ruas

Ogum de Lei

representante direto de Ogum

Exu Veludo

Ogum Rompe-Mato

intermediário para Oxossi

Exu Tira-Toco

Ogum Beira Mar

intermediário para Xangô

Exu Porteira

Ogum de Malé

intermediário para Yorimá

Exu Limpa-Tudo

Ogum Megê

intermediário para Yori

Exu Tranca-Gira

Ogum Yara

intermediário para Yemanjá

Exu Tira-Teima

Ogum Matinata

intermediário para Oxalá

Linha de OXÓSSI: Exu Planetário Marabô

Exu Marabô

Arranca-Toco

representante direto de Oxossi

Exu Capa Preta

Cobra Coral

intermediário para Xangô

Exu Lonan

Tupynambá

intermediário para Yorimá

Exu Bauru

Jurema

intermediário para Yori

Exu das Matas

Pena Branca

intermediário para Yemanjá

Exu Campina

Arruda

intermediário para Oxalá

Exu Pemba

Araribóia

intermediário para Ogum

Linha de XANGÔ: Exu Planetário Gira-Mundo

Exu Gira-Mundo

Xangô Kaô

representante direto de Xangô

Exu Meia-Noite

Xangô Pedra Preta

intermediário para Yorimá

Exu Quebra Pedra

Xangô 7 Cachoeiras

intermediário para Yori

Exu Ventania

Xangô 7 Pedreiras

intermediário para Yemanjá

Exu Mangueira

Xangô Pedra Branca

intermediário para Oxalá

Exu Corcunda

Xangô 7 Montanhas

intermediário para Ogum

Exu das Pedreiras

Xangô Agodô

intermediário para Oxossi

Linha de YORIMÁ: Exu Planetário Pinga-Fogo

Exu Pinga-Fogo

Pai Guiné

representante direto de Yorimá

Exu Lodo

Pai Congo D´Aruanda

intermediário para Yori

Exu Brasa

Pai Arruda

intermediário para Yemanjá

Exu Come Fogo

Pai Tomé

intermediário para Oxalá

Exu Alebá

Pai Benedito

intermediário para Ogum

Exu Bara

Pai Joaquim

intermediário para Oxossi

Exu Caveira

Vovó Maria Conga

intermediário para Xangô

Linha de YORI: Exu Planetário Tiriri

Exu Tiriri

Tupãnzinho

representante direto de Yori

Exu Mirim

Yariri

intermediário para Yemanjá

Exu Toquinho

Ori

intermediário para Oxalá

Exu Ganga

Yari

intermediário para Ogum

Exu Manguinho

Damião

intermediário para Oxossi

Exu Lalu

Doum

intermediário para Xangô

Exu Veludinho

Cosme

intermediário para Yorimá

Linha de YEMANJÁ: Exu Planetário Pomba-Gira

Exu Pomba-Gira

Cabocla Yara

representante direto de Yemanjá

Exu carangola

Cabocla Sereia do Mar

intermediário para Oxalá

Exu Má-Cangira

Cabocla do Mar

intermediário para Ogum

Exu Nanguê

Cabocla Indayá

intermediário para Oxossi

Exu Maré

Cabocla Yansã

intermediário para Xangô

Exu Gererê

Cabocla Nanã Burukum

intermediário para Yorimá

Exu do Mar

Cabocla Oxum

intermediário para Yori

André Luiz e o Estudo da Lei da Justiça:

Referências:

  1. Descrição das zonas inferiores e dos seres

Livro

Página

Citação

Libertação

página 14

A rigor, portanto, não temos círculos infernais, de acordo com os figurinos da antiga teologia, onde se mostram indefinidamente gênios satânicos de todas as épocas e, sim, esferas obscuras em que se agregam consciências embotadas na ignorância, cristalizadas no ócio reprovável ou confundidas no eclipse temporário da razão. Desesperadas e insubmissas, criam zonas de tormentos reparadores. Semelhantes criaturas, no entanto, não se regeneram à força de palavras. Necessitam de amparo eficiente que lhes modifique o tom vibratório, elevando-lhes o modo de sentir e pensar.

Libertação

página 18

Mas... além do principado humano, para lá das fronteiras sensoriais que guardam ciosamente a alma encarnada, amparando-a com limitada visão e benéfico esquecimento, começa vasto império espiritual, vizinho dos homens. Aí se agitam milhões de Espíritos imperfeitos que partilham, com as criaturas terrenas, as condições de habitabilidade da Crosta do Mundo. Seres humanos, situados noutra faixa vibratória, apóiam-se na mente encarnada, através de falanges incontáveis, tão semi-conscientes na responsabilidade e tão incompletas na virtude, quanto os próprios homens.

Libertação

página 20

Incapacitados de prosseguir além do túmulo, a caminho do Céu que não souberam conquistar, os filhos do desesperoorganizam-se em vastas colônias de ódio e miséria moral, disputando, entre si, a dominação da Terra. Conservam, igualmente, quanto ocorre a nós mesmos, vastos e valiosos patrimônios intelectuais e, anjos decaídos da Ciência, buscam acima de tudo, a perversão dos processos divinos que orientam a evolução planetária.

Libertação

Página 52

A vegetação exibia aspecto sinistro e angustiado. As árvores não se vestiam de folhagem farta e os galhos, quase secos, davam a idéia de braços erguidos em súplicas dolorosas. Aves agoureiras, de grande tamanho, de uma espécie que poderá ser situada entre os corvídeos, crocitavam em surdina, semelhando-se a pequenos monstros alados espiando presas ocultas.

Libertação

Página 55

E aquelas corujas diferentes, cujos olhos brilhavam desagradavelmente nas sombras, seriam homens desencarnados sob tremendo castigo das formas? (...) De quando em quando, grupos hostis de entidades espirituais em desequilíbrio nos defrontavam. (...) Apresentavam-se em trajes bisonhos e conduziam apetrechos de lutar e ferir.

Libertação

Página 57

Música exótica fazia-se ouvir não distante... Em minutos breves, penetramos vastíssima aglomeração de vielas, reunindo casario decadente e sórdido. Rostos horrendos contemplavam-nos furtivamente, a princípio, mas à medida que varávamos o terreno, éramos observados, com atitude agressiva, por transeuntes de miserável aspecto. Alguns quilômetros de via pública, repletos de quadros deploráveis... mutilados às centenas, aleijados de todos os matizes...

Libertação

Página 60

Exemplares inúmeros de pigmeus, cuja natureza em si ainda não posso precisar, passavam por nós aos magotes. Plantas exóticas, desagradáveis ao nosso olhar, ali proliferavam, e animais em cópia abundante, embora monstruosos, se movimentavam a esmo, dando-me a idéia de seres acabrunhados que pesada mão transformara em duendes. (...)

  1. Hierarquia

Libertação

Página 32

(Os espíritos tirânicos) são conservados e respeitados na obra evolutiva do mundo, pelas qualidades apreciáveis e dignas que já conquistaram, embora as paixões violentas que lhes assinalam a vida íntima, e são utilizados então por gênios superiores, no serviço do aprimoramento planetário, em que vigiam e reajustam os mais fracos, sendo vigiados e reajustados pelos mais fortes... Em tal posição, auxiliam e são auxiliados, dão e recebem, impulsionam o progresso e progridem a seu turno.

Libertação

Página 55

Qual ocorre na esfera carnal, a direção, neste domínio, é concedida pelos Poderes Superiores, a título precário. Na atualidade, este grande empório de padecimentos regenerativos permanece dirigido por um sátrapa de inqualificável impiedade, que aliciou para si próprio o pomposo título de Grande Juiz,assistido por assessores políticos e religiosos, tão frios e perversos quanto ele mesmo. Grande aristocracia de gênios implacáveis aqui se alinha, senhoreando milhares de mentes preguiçosas, delinqüentes e enfermiças...

Libertação

Página 62

Subimos, dificilmente, a rua íngreme e, em pequeno planalto, que se nos descortinou aos olhos espantadiços, a paisagem alterou-se. Palácios estranhos surgiam imponentes, revestidos de claridade abraseada, semelhante à auréola de aço incandescente. Praças bem cuidadas, cheias de povo,ostentavam carros soberbos, puxados por escravos e animais. O aspecto devia, a nosso ver, identificar-se com o das grandes cidades do Oriente, de duzentos anos atrás.

Libertação

Página 63

Liteiras e carruagens transportavam personalidades humanas, trajadas de modo surpreendente, em que o escarlate exercia domínio (...) Respeitável edifício destacava-se diante de uma fortaleza, com todos os característicos de um templo, e o orientador confirmou-me as impressões, asseverando que a casa se destinava a espetaculoso culto exterior.

  1. Justiça Divina

Libertação

Página 23

E estejamos convencidos de que se o diamante é lapidado pelo diamante, o mau só pode ser corrigido pelo mau. Funciona a Justiça, através da injustiça aparente, até que o amor nasça e redima os que condenaram a longas e dolorosas sentenças diante da Boa Lei. (...) realmente, nunca faltou proteção do Céu contra os tormentos que as almas endurecidas e ingratas semearam na Terra e os numes guardiões não se despreocupam dos tutelados; no entanto, seria ilógico e absurdo designar um anjo para custodiar criminosos.

Libertação

Página 34

Nem sempre o melhor juiz pode ser o homem mais doce.

  1. As falanges

Libertação

Página 20

Mentes cristalizadas na rebeldia, tentam solapar, em vão, a sabedoria Eterna, criando quistos de vida inferior, na organização terrestre, entrincheiradas nas paixões escuras que lhes vergastam as consciências. Conhecem inumeráveis recursos de perturbar e ferir, obscurecer e aniquilar.Escravizam o serviço benéfico da reencarnação em grandes setores expiatórios e dispõem de agentes da discórdia contra todas as manifestações dos sublimes propósitos que o Senhor nos traçou às ações.

Libertação

Página 26

Para muitas criaturas, é difícil compreender a arregimentação inteligente dos espíritos perversos. Entretanto, a lógica é natural. Se ainda nos situamos distantes da santidade, não obstante os propósitos superiores que já nos orientam, que dizer dos irmãos infelizes que se deixaram prender, sem resistência, às teias da ignorância e da maldade? (...) Os gênios da impiedade lhes traçam diretrizes, enfileirando-as em comunidades extensas e dirigindo-as em bases escuras de ódio aviltante e desespero silencioso. Organizam, assim, verdadeiras cidades, em que se refugiam falanges compactas de almas que fogem, envergonhadas, de si mesmas, ante quaisquer manifestações da divina luz.

Libertação

Página 27

O objetivo essencial de tais exércitos sombrios é a conservação do primitivismo mental da criatura humana, a fim de que o Planeta permaneça, tanto quanto possível, sob seu jugo tirânico.

Libertação

Página 34

Formam associações enormes e compactas, com base nas emanações da Crosta do Mundo, onde milhões de homens e mulheres lhes sustentam as exigências mais baixas; fazem vida coletiva provisória à força de sugarem as energias da residência dos irmãos encarnados, qual se fossem extensa colônia de criminosos, vivendo às expensas de generoso rebanho bovino.

Libertação

Página 55

Centenas de milhares de criaturas aqui padecem amargos choques de retorno á realidade, sob vigilância de tribos cruéis, formadas de espíritos egoístas, invejosos e brutalizados.

Libertação

Página 61

E por que não visse crianças, exceção feita das raças de anões (...) Se a compaixão humana separa as crianças dos criminosos definidos, que dizer do carinho com que a compaixão celestial vela pelos infantes?

  1. Origens

Libertação

Página 27

Tais colônias perturbadoras devem ter começado com as primeiras inteligências terrestres entregues á insubmissão e à indisciplina, ante os ditames da Paternidade Celestial.(...) Inabilitados para a jornada imediata, rumo ao Céu, em virtude das paixões devastadoras que os magnetizam, arrebanham-se de conformidade com as tendências inferiores em que se afinam, ao redor da Crosta Terrestre, de cujas emanações e vidas inferiores ainda se nutrem, qual ocorre aos próprios homens encarnados.

Libertação

Página 35

Há milhões de almas humanas que se não afastaram, ainda, da Crosta Terrestre, há mais de dez mil anos.

  1. Como trabalham

Libertação

Página 33

A colheita de personalidades desequilibradas é sempre inquietante, conservando quase inalteradas as fileiras escuras dos insensatos cultivadores da satisfação egoística a qualquer preço. Loucos perigosos, por voluntários, dirigidos por inteligências soberanas, especializadas em dominação, constituem hordas terríveis que, a bem dizer, vigiam as saídas das esferas inferiores em todas as direções.

Libertação

Página 62

Quase todas as almas humanas, situadas nestas furnas, sugam as energias dos encarnados e lhes vampirizam a vida, qual se fossem lampreias insaciáveis no oceano do oxigênio terrestre.

  1. Exemplos Concretos:

Libertação

Página 46

Gregório: Impressionados pelos imensos recursos do poder, no passado distante, cometeu hediondos crimes de inteligência. Internado em perigosa organização de transviados morais, especializou-se, depois da morte, em oprimir ignorantes e infelizes. Pelo endurecimento do coração, conquistou a confiança de gênios cruéis, desempenhando a detestável função de grande sacerdote em mistérios escuros. Chefia condenável falange de centenas de outros espíritos desditosos, cristalizados no mal, e que lhe obedecem com deplorável cegueira e quase absoluta fidelidade.

Libertação

Página 63

Era um homem alto, de nariz adunco e olhos felinos, com todas as maneiras do policial desrespeitoso, a identificar-nos.

  1. Elementares

Libertação

Página 60

Pigmeus (...), Duendes (...) Quem não cumpre aqui dolorosa penitência regenerativa, pode ser considerado inteligência sub-humana. Milhares de criaturas, utilizadas nos serviços mais rudes da natureza, movimentam-se nestes sítios de posição infraterrestre. A ignorância, por ora, não lhes confere a glória da responsabilidade. Em desenvolvimento de tendências dignas, candidatam-se á humanidade que conhecemos na Crosta. Situam-se entre o raciocínio fragmentário do macacóide e a idéia simples do homem primitivo na floresta. Afeiçoam-se a personalidades encarnadas ou obedecem, cegamente, aos espíritos prepotentes que dominam paisagens como esta. Guardam, enfim, ingenuidade do selvagem e a fidelidade do cão. O contato com certos indivíduos inclina-os ao bem ou ao mal e somos responsabilizados pelas Forças Superiores que nos governam, quanto ao tipo de influência que exercemos sobre a mente infantil de semelhantes criaturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário